Statu Quo, que da difusão na diplomacia resignaria o estado atual, a situação vigente, o sistema. Justamente é esse sistema (jargão dos anos 60) que surge uma certa aversão, daí a idéia do repúdio - tirar o mundo da inércia, fazer acontecer. Como diria meu pai "precisamos mitigar o tsimtsum!"
Tsimtsum, palavra que do hebraico significa auto-contração do Criador nesse mundo em termos de cabalística judaica. (Não se assustem, por favor. Eu também demorei um tempo tentando entender qual era a do tsimtsum).
não entendi merda nenhuma a respeito do tsimtsum, o que me faz ficar com vontade de voltar pra descobrir ;)
ResponderExcluirSó gostaria de saber o que o "antes da guerra" tem a ver com tudo isso (:
ResponderExcluirPorque foi a partir dessa frase (Statu Quo ante bellum - estado atual antes da guerra) que "statu quo" começou a ser difundido.
ResponderExcluirFoi empregada primeiramente para referir-se às condições anteriores de guerra, por exemplo: duas nações que se confrontam numa guerra de fronteiras podem concordar em cessar fogo desde que as duas partes voltem ao statu quo ante bellum. E o que isso tem a ver? Tudo!
Porque se ambas voltarem a sua situação inicial esse tal problema territorial nunca será resolvido, é necessário uma conclusão, "cada um pro seu lado" nem sempre é a solução.
Resumindo: Qualquer coisa é a mesma coisa.
Ah, não sabia que a expressão "statu quo" somente foi "espalhada" por aí depois dessa frase.. a frase já conhecia..
ResponderExcluirAliás, é claro que "cada um pro seu lado" nem sempre é a solução.. Quincas Borba e Edilson Adão afirmariam efusivamente isso, pô!
HAUAHAUHUA (:
Pensava que Quincas só queria saber de babatas, e Edílson Adão de Geopolítica.
ResponderExcluir